A
inteligência Competitiva para a gestão do conhecimento e da inovação.
Podemos definir a inteligência competitiva como a ação que tenha a
capacidade de antecipar os problemas, visão com experiência para apoiar a
organização em sua tomada de decisão, avaliar os impactos e oportunidades nos
negócios para que atinja seus objetivos empresariais. Avaliar também o
movimento do mercado, a fim de verificar as ações dos concorrentes. Traduzir
esse movimento para dar energia ao seu negócio e a demanda de seus clientes.
Por isso, Inteligência Competitiva é um componente crucial da emergente economia do conhecimento. Ao analisar os
passos de seus concorrentes, essa metodologia permite que empresas
antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente
reagir a elas.
As 500 maiores empresas americanas têm uma área - ou um profissional -
para monitorar a concorrência que, na maioria das vezes, tem o nome de
Inteligência Competitiva. No Brasil, cerca de 20% das 500 maiores
empresas têm uma área ou profissional dedicado a acompanhar, monitorar e
apresentar relatórios de "Inteligência Competitiva".
Construção do Processo de Inteligência competitiva.
Resposta: A construção do processo de inteligência competitiva é dado
através da implementação de metodologias através do mapeamento sistêmico para a
gestão do processo de inteligência, conhecimento, quanto mais compartilha, mais
ele cresce.
0 comentários:
Postar um comentário