Podemos definir a inteligência competitiva como a ação
que tenha a capacidade de antecipar os problemas, visão com experiência para
apoiar a organização em sua tomada de decisão, avaliar os impactos e
oportunidades nos negócios para que atinja seus objetivos empresariais. Avaliar
também o movimento do mercado, a fim de verificar as ações dos concorrentes.
Traduzir esse movimento para dar energia ao seu negócio e a demanda de seus
clientes.Por isso, Inteligência Competitiva é um componente crucial da emergente economia do conhecimento.
Ao analisar os passos de seus concorrentes, essa metodologia permite que empresas antecipem futuras direções e tendências do mercado, ao invés de meramente reagir a elas.
As 500 maiores empresas americanas têm uma área - ou um profissional - para monitorar a concorrência que, na maioria das vezes, tem o nome de Inteligência Competitiva. No Brasil, cerca de 20% das 500 maiores empresas têm uma área ou profissional dedicado a acompanhar, monitorar e apresentar relatórios de "Inteligência Competitiva".
Construção do Processo de Inteligência competitiva.
Resposta: A construção do processo de inteligência
competitiva é dado através da implementação de metodologias através do
mapeamento sistêmico para a gestão do processo de inteligência, conhecimento,
quanto mais compartilha, mais ele cresce.


0 comentários:
Postar um comentário